Antártica registra temperatura acima de 20°C pela primeira vez na história


Reportagem do jornal The Guardian acende alarme sobre mudanças climáticas no continente; recorde anterior era de 19,8°C
RIO — A Antártica registrou temperatura de mais de 20°C pela primeira vez na história, da acordo com o jornal britânico "The Guardian", aumentando o medo sobre as mudanças climáticas no maior repositório de gelo do mundo.
Segundo a reportagem, a temperatura de 20,7°C foi medida por cientistas brasileiros na ilha de Seymour, em 9 de fevereiro. A marca é  quase um grau acima do recorde anterior de 19,8°C, registrado na ilha de Signy, em janeiro de 1982.
Há menos de uma semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registrou a temperatura de 18,3°C na estação Esperanza, que fica a 100 quilômetros da estação brasileira.
Os recordes ainda precisam ser confirmados pela Organização Meteorológica Mundial.
A reportagem do "The Guardian" ouviu o pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa Carlos Schaefer. O brasileiro atua no Terrantar, projeto que integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Segundo ele, a temperatura na península, nas Ilhas Shetland do Sul e no arquipélago de James Ross, do qual Seymour faz parte, tem estado irregular nos últimos 20 anos. Após o resfriamento na primeira década deste século, vem aquecendo rapidamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão do GLOBO é a mesma desde 1925: levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o Brasil e o mundo. Os assinantes têm acesso ilimitado a mais de 400 reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados diariamente e produzidos de forma independente pela maior redação de jornal da América Latina. Muito obrigado por ter escolhido O GLOBO.