.

VISITANTES ATE O MOMENTO

contador gratuito de visitas


SÃO JOSÉ DA LAJE-AL: Guarda Municipal Edimilson Mariano (Neno) luta incansavelmente para manter a tradição do atletismo (Corrida) lajense.




São Silvestre 2018

Corrida de meio-fundo e fundo são modalidades do atletismo que correspondem, respectivamente, às distâncias de 800 a 3.000 metros, e de 5.000 metros à maratona. Fundistas são aqueles atletas que são especialistas nas distâncias acima de 5.000 metros, e meio-fundistas, nas distâncias inferiores a 3.000 metros. As provas de meio-fundo exigem um pouco mais de velocidade e agilidade do que as de fundo. Nas provas de fundo o metabolismo utilizado é o aeróbio, e nas de meio fundo são utilizados os metabolismos aeróbio e anaeróbio láctico. As corridas de fundo que constituem os grandes eventos de atletismo são os 5.000, 10.000 metros e a maratona (42.195 metros).


UM PASSADO NÃO TÃO RECENTE

Isso são apenas conhecimentos básicos para que quer praticar o atletismo Corridas. O fato é que em nosso município essa modalidade já está esquecida há muito tempo, pois São José da Laje Já foi o celeiro de muitos atletas que representavam bem o nome da Princesa das Fronteiras. Em temos remotos, quando as escolas se preocupavam em colocar diversas modalidades esportivas a disposição do aluno para que ele se identificasse com alguma, sempre tínhamos destaque quando se tratava de Atletismo (corridas), já tivemos atletas da Escola Professor Benicio Barbosa convocados para a seleção alagoana de atletismo, tais como, Jailson Marcos Ramos (filho da Professora Graça), Paulo Sergio Marinho (Sobrinho do Baba) e Gerinaldo Pedro da silva (meu irmão), todos classificados no JEAL, em 3°. e 4º lugares na modalidade 800m, 1500m e 3000m. Sem esquecer do Galvacy Marcondes, que foi durante algum tempo o ícone do Atletismo (corrida) lajense e Romulo Bernardo que parou de treinar por falta de incentivo. Hoje o esporte básico das escolas é em 90% dos casos o futsal.

O ULTIMO PRATICANTE LAJENSE DA CORRIDA COMO COMPETIÇÃO

Edimilson Mariano-Embarque
Edmilson Mariano 46 anos, Guarda civil municipal (concursado) do nosso município é o único corredor que há 28 anos pratica o esporte, onde já participou de vários eventos em cidades alagoanas como: Maceió, Murici, Branquinha, União dos Palmares, em Pernambuco, Garanhuns, São João de Garanhuns e em são Paulo participando por várias vezes da famosa São Silvestre nos anos de 2010,2014 e 2018, todas elas com recursos próprios.

Conversando com o atleta/GCM, ele contou que a corrida já salvou a "vida" dele, se referindo a um acidente de moto que sofreu há algum tempo, ele relatou que senão estivesse tão bem fisicamente devido aos treinos constantes, o coração dele não teria resistido à violência do acidente.

Edmilson já está treinando, não com tanta intensidade, pois ainda sente dores no braço devido ao impacto no solo causado pelo acidente, mais está bastante animado, pois a câmara de vereadores através do seu presidente Marcos Mendes já declarou apoio e patrocínio ao representante da Guarda Municipal na próxima São Silvestre de 2019.

Parabéns a câmara Municipal de São José da Laje, que depois de alguns anos vivendo de forma inerte com relação ao esporte lajense "quebrou o tabu” de alguns membros que já passaram pelo legislativo, com um discurso desconexo que "ESPORTE É SÓ GASTO PARA O MUNICÍPIO, SÓ DÁ PREJUÍZO”. Só o fato da cidade de São José da Laje-AL ser citada no boletim oficial do evento SÃO SILVESTRE, já é um ganho bastante vantajoso quando se trata da questão Sócio/cultural/esportiva.



REDAÇÃO: JBTNOTICIAS
POR: João Batista
IMAGENS: Edmilsom Mariano GCM (NENO)





Nenhum comentário:

Postar um comentário