SÃO JOSÉ DA LAJE-AL: Com a morte do ex-prefeito Luiz Daniel (Seu Luizinho) o município vira mais uma página da política lajense.

 


EX-PREFEITO LUIZ DANIEL DA SILVA (Seu Luizinho)

Com o falecimento do ex-prefeito Luiz Daniel, um dos melhores prefeitos que o município já elegeu, a política local fica órfã de um dos últimos políticos "raiz" que a cidade ainda conhecia. Natural da Pindoba região da Princesa das Fronteiras, Luiz Daniel foi trabalhador rural durante muito tempo, em determinada época, já noivo de D. Odete, viajou para o Rio de Janeiro onde passou 10 anos trabalhando, voltou, casou-se e continuou na agricultura.

Com apoio de Dona Odete, que praticamente foi quem lançou ele na vida pública, “Seu Luizinho” foi eleito vereador em 1978, onde ele ia para a Zona Rural trabalhar e sua esposa "Maior cabo eleitoral que já conhecemos no município" ficava fazendo a administração da sua campanha. Em 1982 tentou a prefeitura pela primeira, mas não foi feliz, foi derrotado pelo também ex-prefeito Mucio Veras(falecido) "considerado na época o candidato da elite lajense".

Em 1988, já mais experiente, e com a articulação de Odete, junto a uma equipe competente, candidatou-se novamente, dessa vez enfrentou o candidato da situação, o empresário Mauricio Alves, e ganhou tendo como base eleitoral os votos dos eleitores menos favorecidos. Na sua gestão que durou de 1989 a 1992 fez obras importantes para a população mais pobre, tais como: a idealização do Bairro do Juriti, a construção da passarela no bairro da Tijuca, e a transferência da sede da prefeitura para o novo centro comercial, entre outras obras importantes para a população.

Luiz Daniel, depois desse primeiro mandato, voltou a prefeitura de 2001 a 2003, onde deu continuidade a seu projeto de melhorar a vida da população mais pobre, e sua principal aquisição no segundo mandato foi a Escola Estadual Padre Teofanes, que veio favorecer a todos com o ensino médio (2° grau) gratuito.

Em suas gestões todas as áreas (Secretárias) tinham suas ações bastantes definidas e abrangentes. Na Educação e Esportes Luizinho teve ações reconhecidas em geral, com várias conquistas na educação, principalmente na gestão do Professor Mauro (Falecido), foi a época de “ouro” do esporte estudantil, onde o JEL (Jogos Estudantis Lajenses) servia como base de formação para equipes(escolas) participarem de uma das maiores competições estudantis do Brasil, o JEAL (Jogos Estudantis de Alagoas), onde equipes e atletas se destacavam, alguns alunos sendo convocados para seleções alagoanas. No futebol de campo e futsal, apesar de ser torcedor de “carteirinha” do Palmeiras Lajense, nunca deixou de ajudar as outras equipes que também formavam o forte Futebol Lajense da época, além de organizar várias competições durante todo o ano.

Saída do caixão da residência para o sepultamento 

Já debilitado por problemas de Saúde, Luiz Daniel da Silva (Seu Luizinho) faleceu na última terça-feira (05/07 madrugada), e teve seu sepultamento realizado no mesmo dia às 17h00 no cemitério público municipal São José.

 

REDAÇÃO: JBTNOTICIAS

POR: João Batista

FONTE/IMAGEM: Maureci Daniel (Tourinho)